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“Ernst Wilhelm
"Wim" Wenders nasceu em Düsseldorf (14 de agosto de 1945), em uma
família católica tradicional. Seu pai, Heinrich Wenders, era um cirurgião. O
uso do nome holandês, "Wim", um diminutivo do nome batismal
"Wilhelm/Willem", reflete a proveniência holandesa de sua mãe. A
versão holandesa do nome foi rejeitada pelas autoridades de registro civil em
1945, por não ser considerada alemã. Wim Wenders graduou-se do colégio em
Oberhausen, no Vale do Ruhr. Ele, então, estudou medicina (1963–64) e filosofia
(1964–65) na Universidade de Freiburg e Düsseldorf. Entretanto, Wenders
desistiu dos estudos universitários e se mudou para Paris em outubro de 1966
para tornar-se um pintor. Ele fracassou em seu exame de admissão para escola
nacional de cinema da França IDHEC (agora, La Fémis), e, como alternativa,
tornou-se um gravurista no estúdio de Johnny Friedlander, um artista
norte-americano, em Montparnasse. Durante este tempo, Wim Wenders tornou-se
fascinado com cinema, e via até cinco filmes por dia na sala de cinema local.
Determinado a fazer de sua
obsessão também o trabalho de sua vida, Wenders retornou para a Alemanha em
1967 para trabalhar no escritório de Düsseldorf da United Artists. Nesta época,
ele entrou para a "Hochschule für Fernsehen und Film München"
(Universidade de Televisão e Filme de Munique). Entre 1967 e 1970, enquanto
estava na "HFF", Wim Wenders também trabalhou como crítico
cinematográfico para a FilmKritik, para o jornal diário de Munique Süddeutsche
Zeitung, e então para a revista Twen e para Der Spiegel.
Wim Wenders concluiu
diversos curtas-metragens, antes de se graduar da Hochschule com um longa-metragem
em 16mm, preto e branco, chamado Summer in the City (em português, Verão na
Cidade). Desde 1996, Wenders é
presidente da Academia de Cinema Europeu em Berlim”.
(Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Wim_wenders)
Alice nas
Cidades (Alice in den Städten)
Baseado nas primeiras viagens de
Wenders às Américas, conhecemos o personagem Philip Winter, que vai para os
Estados Unidos para fazer algumas reportagens. Ele não consegue, tendo que
voltar para a Alemanha. Só que o aeroporto está fechado, e ele só consegue
passagem para o dia seguinte. Ele conhece uma mãe e uma filha na mesma
situação, com quem divide o seu quarto em um hotel. Quando acorda na manhã
seguinte, repara que a mãe da menina foi-se embora e decide assumir o papel de
pai da jovem Alice.
O filme possui uma
semelhança estética com O Garoto, de Charles Chaplin. O filme também
influenciou Central do Brasil, produção de 1998, com Fernanda Montenegro,
dirigido por Walter Salles.
Direção: Wim Wenders
Ano: 1974
Áudio: Alemão / Legendado
Duração: 107 minutos
No Decurso
do Tempo (Im Lauf der Zeit)
Um técnico que conserta projetores de
cinema nas cidades do interior da Alemanha auxilia um homem que sofreu um
acidente de carro e está abalado pela separação da esposa. Representa a fase
inicial da carreira do diretor. Ele ficou famoso por “filmes de estrada” como
esse, que tem o charme de mostrar os velhos cinemas decadentes do interior
(alguns viraram pornôs). O filme é uma história simples e sem grandes lances de
dois solitários. Tudo narrado de forma poética e impressionista, ainda que
lenta. Curiosamente tem cenas de nudez e até um momento explícito raríssimo no
cinema.
Direção: Wim Wenders
Ano: 1976
Áudio: Alemão / Legendado
Duração: 168 minutos
O Amigo
Americano (Der Amerikanische Freund)
Jonathan Zimmerman,
proprietário de uma loja de molduras em Hamburgo, acredita estar morrendo de
uma doença incurável. O seu “amigo americano”, um traficante de obras de arte
chamado Tom Ripley, decide usar esse facto em seu proveito. Ripley apresenta
Jonathan a um gangster francês que lhe propõe tornar-se um assassino
profissional, assegurando assim uma pensão vitalícia para a sua família. A intenção
de Ripley era transferir para Jonathan todos os “trabalhos sujos” que
envolvessem riscos pessoais, mas tudo se altera com o evoluir da relação de
amizade entre os dois homens...
Direção: Wim Wenders
Ano: 1977
Áudio: Alemão / Legendado
Duração: 120 minutos
Paris, Texas
Paris, Texas conta a história de
Travis, um homem que, depois de estar desaparecido por mais de quatro anos, é
reencontrado pelo irmão Walt num hospital na região desértica do Texas, próximo
à fronteira com o México. Maltrapilho e com amnésia, é levado por Walt para a
sua casa em Los Angeles, onde reencontra Hunter, seu filho de sete anos que foi
abandonado pela mãe, Jane. Inicialmente estranhos Travis e Hunter iniciam uma
reaproximação que culmina num a grande amizade e também no desejo secreto de
reencontrar Jane e reconstruir sua verdadeira família.
Direção: Wim Wenders
Ano: 1984
Áudio: Inglês / Legendado
Duração: 139 minutos
Asas do
Desejo
Na devastada Berlim do
pós-guerra, um batalhão de anjos, entre eles os anjos Damiel (Bruno Ganz) e
Cassiel (Otto Sander), invisíveis aos mortais, eles leem os pensamentos e
tentam confortar a solidão e a depressão das almas que encontram...
Eles assistem às
desventuras terrenas, mas não podem sentir as dores e alegrias humanas. Damiel
não escapa incólume de sua condição divina, ao se apaixonar pela trapezista
Marion (Solveig Dommartin) e não poder consumar seu desejo. Para poder tocá-la,
ele deve deixar de ser anjo e tornar-se humano, perdendo sua condição imortal.
Para guiá-lo em sua escolha, surge um anjo caído que soube fazer a transição
entre os dois mundos.
Direção: Wim Wenders
Ano: 1987
Áudio: Alemão / Legendado
Duração: 122 minutos
Buena vista
social club
Em 1996, o guitarrista Ry Cooder,
compositor, produtor e lenda da guitarra, entrou no Egrem Studios em Havana com
outros grandes músicos da música cubana, muitos deles com mais de 60 ou 70 anos
e muitos já aposentados. Como resultado temos o CD "Buena Vista Social
Club" que ganhou Prêmio Grammy de vendas internacionais. Quando Cooder
retornou a Havana para gravar um CD solo do vocalista Ibrahim Ferrer de 72
anos, o cineasta Wim Wenders estava pronto para documentar a ocasião. Wenders
dividiu o filme entre os retratos dos intérpretes que contam suas histórias diretamente
a câmera enquanto passeiam pelas ruas vizinhas a Havana e uma celebração das
maravilhosas músicas ouvidas em intepretações de estúdio, no primeiro concerto
em Amsterdam e no segundo e último concerto no Carnegie Hall, Nova York. Uma
viagem pela Cuba de agora que relembra seu passado, revivendo através da
música, uma cultura esquecida e que de repente, ressurge no coração das
plateias de Havana e de todo o mundo.
Direção: Wim Wenders
Ano: 1999
Áudio: Inglês, Espanhol /
Legendado
Duração: 97 minutos
Pina
Pina é um filme para Pina
Bausch (dançarina e coreógrafa alemã) de Wim Wenders, com o Tanztheater
Wuppertal, sobre a obra única da extraordinária coreógrafa alemã que morreu em
2009. É uma viagem sensual e deslumbrante através das coreografias dançadas em
Palco e em Locais da cidade de Wuppertal – cidade que durante 35 anos foi a
casa e o centro de criatividade de Pina Bausch. O filme não apenas desfila pela
tela os grandes números da companhia de Pina Bausch. Essas peças são costuradas
por números curtos e depoimentos com os principais dançarinos da companhia.
Entre peças mais breves está a coreografia "Água" (2001), dançada ao
som de "O Leãozinho", de Caetano Veloso. Um dos grandes desafios foi
reunir 40 tipos de música de várias épocas e países diferentes em uma mesma
linha narrativa. "E não mudamos nada", afirma Wenders. "Está
tudo lá como Pina concebeu.
"Direção: Wim Wenders
Ano: 2011
Áudio: Inglês, Espanhol,
Português,.../ Legendado
Duração: 99 minutos
Valeu Tonhão, estou sugando o que posso de suas postagens... Muito bom para o nosso trabalho!
ResponderExcluirPaulão