Junto com Win Wenders, Sean Penn,
Amos Gitai e outros grandes cineastas, dirigiu um dos onze episódios de 11´09´´01
- September 11, no qual 11 diretores faziam interpretações do atentado ao
World Trade Center, em Nova York. Consagrado após apenas duas obras, ele
conseguiu acesso a Hollywood e fez 21 Gramas, com o porto-riquenho
Benicio Del Toro e Naomi Watts. O filme também foi aclamado. Em 2006, com Babel,
o terceiro trabalho da dupla, ele venceu o Festival de Cannes.
PREMIOS:
·
Prêmio da Crítica
no Festival de Cannes, por Amores perros (2000)
·
Prêmio da Crítica
na Mostra Internacional de São Paulo, por Amores perros (2000)
·
Ganhou o BAFTA de
Melhor Filme Estrangeiro, por Amores perros (2000)
·
Palma de Ouro em
Cannes como Melhor Diretor por Babel (2006)
Filmes:
Amores
Brutos (Amores Perros)
Em plena Cidade do México, um terrível acidente
automobilístico ocorre. A partir deste momento, três pessoas envolvidas no
acidente se encontram e têm suas vidas mudadas para sempre. Um deles é o
adolescente Octavio (Gael García Bernal), que decidiu fugir com a mulher de seu
irmão, Susana (Vanessa Bauche), usando seu cachorro Cofi como veículo para
conseguir o dinheiro para a fuga. Ao mesmo tempo, Daniel (Álvaro Guerrero)
resolve abandonar sua esposa e filhas para ir viver com Valeria (Goya Toledo),
uma bela modelo por quem está apaixonado. Também se envolve no acidente Chivo
(Emilio Echevarría), um ex-guerrilheiro comunista que agora atua como matador
de aluguel, após passar vários anos preso. Ali, em meio ao caos, ele encontra
Cofi e vê a possibilidade de sua redenção.
Direção: Alejandro G.
Iñárritu
Ano: 2000
Duração: 145 minutos
21 Gramas
A exemplo do filme anterior de Arriaga e González
Iñarritu, Amores brutos (2000), 21 Gramas entrelaça vários enredos, ao redor
das consequências de um trágico acidente automobilístico. Penn interpreta um
matemático acadêmico em estado crítico de saúde, Watts interpreta uma mãe
ferida pelo luto, e del Toro interpreta um ex presidiário, convertido ao
cristianismo, cuja fé é impiedosamente testada, com o resultado do acidente.
21 Gramas é apresentado em
uma estrutura não-linear, onde as vidas dos personagens são retratadas antes e
depois do acidente. Cada um dos três personagens principais tem 'passado',
'presente' e 'futuro', os quais são mostrados como fragmentos não-lineares que
pontuam elementos da história como um todo, todos aproximando-se um dos outros
e aderindo-se enquando a estória avança.
O
título refere-se a uma teoria propagada na pesquisa de 1907 do físico dr.
Duncan MacDougall, que se propunha a fornecer evidências científicas da
existência da alma humana, através do registro de uma pequena perda de massa
corpórea (representando a partida da alma) imediatamente após a morte. A
pesquisa, mostrou grandes variações de resultados (21 gramas é uma quantia
arbitrária; os verdadeiros resultados de MacDougall não apresentaram média
confiável), e foram firmemente rejeitados pela comunidade científica, mesmo em
sua época. O filme apresenta as descobertas de MacDougall como aceitas
cientificamente em forma de licença poética.
Ano: 2003
Duração: 119 minutos
Babel
Um ônibus repleto de turistas atravessa uma região
montanhosa do Marrocos. Entre os viajantes estão Richard (Brad Pitt) e Susan (Cate
Blanchett), um casal de americanos. Ali perto os meninos Ahmed (Said Tarchani)
e Youssef (Boubker At El Caid) manejam um rifle que seu pai lhes deu para
proteger a pequena criação de cabras da família. Um tiro atinge o ônibus,
ferindo Susan. A partir daí o filme mostra como este fato afeta a vida de
pessoas em vários pontos diferentes do mundo: nos Estados Unidos, onde Richard
e Susan deixaram seus filhos aos cuidados da babá mexicana; no Japão, onde um
homem (Kôji Yakusho) tenta superar a morte trágica de sua mulher e ajudar a
filha surda (Rinko Kinkuchi) a aceitar a perda; no México, para onde a babá
(Adriana Barraza) acaba levando as crianças; e ali mesmo, no Marrocos, onde a
polícia passa a procurar suspeitos de um ato terrorista.
Direção: Alejandro G.
Iñárritu
Ano: 2006
Duração: 144 minutos
Biutiful
Catalunha. Uxbal (Javier Bardem) coordena vários
negócios ilícitos, que incluem a venda de produtos nas ruas da cidade e a
negociação do trabalho de um grupo de chineses, cujo custo é bem menor por não
serem legalizados e viverem em condições precárias. Além disto, ele possui o
dom de falar com os mortos e usa esta habilidade para cobrar das pessoas que
desejam saber mais sobre seus entes que partiram há pouco tempo. Uxbal precisa
conciliar sua agitada vida com o papel de pai de dois filhos, já que a mãe
deles, Marambra (Maricel Álvarez), é instável. Até que, após sentir fortes
dores por semanas, ele resolve ir ao hospital. Lá descobre que está com câncer
e que tem poucos meses de vida.
Direção: Alejandro G.
Iñárritu
Ano: 2011
Duração: 148 minutos
Documentário:
11 de
Setembro (11’9″01 – September 11)
Após os acontecimentos de 11 de setembro de 2001, o
produtor artístico Alain Brigand pediu a 11 diretores que contribuíssem cada um
com um curta-metragem para uma coletânea que seria exibida internacionalmente.
Inspirados naquele dia, todos os realizadores tiveram liberdade artística para
refletir sobre o atentado, obedecendo à duração de 11 minutos, 9 segundos e 1
frame - ou 11'09''01.
Onze curta-metragens
abordando diversos aspectos dos ataques terroristas aos Estados Unidos,
ocorridos em 11 de setembro de 2001. Danis Tanovic e Ken Loach relacionam a
data do atentado a outros acontecimentos. Tanovic lembra-se do dia 11 de julho
de 1995, quando ocorreu o massacre em Srebrnica e Loach rememora que Salvador
Allende foi deposto do governo chileno em 11 de setembro de 1973. Idrissa
Ouedraogo realizou uma comédia reflexiva sobre Burkina Faso. Samira Makhmalbaf
mostra uma professora que tenta explicar o ataque a um grupo de crianças. Sean
Penn evoca a vida de uma viúva que morava à sombra das duas torres desabadas.
Claude Lelouch descreve as reações de vários surdos ao evento ou que
testemunharam o evento. Shonei Imamura recorre às memórias japonesas da Segunda
Guerra Mundial e Mira Nair mostra os problemas das minorias étnicas. Amos Gitai
dá a sua interpretação sobre o papel da mídia em uma informação de significado
internacional. Alejandro González Iñárritu apresenta 11 minutos de preces na
escuridão, enquanto Youssef Chahine reflete a perspectiva do Oriente Médio.
Direção: Alejandro González Iñárritu, Youssef Chahine, Amos Gitai, Shohei Imamura, Claude
Lelouch, Ken Loach, Samira Makhmalbaf, Mira Nair, Idrissa Ouedraogo, Sean Penn,
Danis Tanovic
Duração: 128 minutos
Nenhum comentário:
Postar um comentário