“E agora que vocês viram no que a coisa deu, jamais esqueçam como foi que tudo começou” (Bertolt Brecht)

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

DOCUMENTÁRIOS SOBRE A DITADURA MILITAR NO BRASIL

O Dia Que Durou 21 Anos
Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 e instaurou a ditadura no Brasil. Os 3 episódios mostram como os Estados Unidos agiram para planejar e criar as condições para o golpe. E, depois, para sustentar e reconhecer o regime militar do governo do marechal Castelo Branco. As cartas e o áudio dos diálogos de Gordon com o primeiro escalão do governo americano são expostos. Entre os interlocutores, o presidente Lyndon Johnson, Dean Rusk, Robert McNamara. Além de conversas telefônicas de Johnson com George Reedy, Dean Rusk; Thomas Mann e George Bundy, entre outros. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares. 
Direção: Camilo Tavares
Ano: 2011
Áudio: Português
Duração:78 minutos

Tempo de Resistência
A partir de depoimento de mais de 30 pessoas diretamente envolvidas na resistência a ditadura, e impactantes imagens de arquivos, Tempo de Resistência revela a história deste longo e nebuloso período, que se estendeu por mais de 20 anos, levando conhecimento e consciência aos jovens em particular. Embalados pela musicas de Chico Buarque, Francis Hime e Geraldo Vandré, o filme revela todo o processo do golpe militar, desde o comício do presidente João Goulart ate o dia da Anistia. Aborda os reflexos da ditadura no interior do estado de São Paulo, como em Ribeirão Preto e no interior do Brasil. Trata-se de um relato completo sobre o período da ditadura militar no país, visto e contado por quem viveu na pele as consequências da repressão e do autoritarismo, como José Dirceu, Aloysio Nunes, Franklin Martins, Leopoldo paulino, Denize Crispim, entre outros militantes da época.
Direção: André Ristum
Ano: 2004
Áudio: Português
Duração: 115 minutos

Condor
Condor foi o nome dado à sinistra conexão entre governos militares sul-americanos, com o apoio da CIA, que culminou com a morte de cerca de 30 mil pessoas nos anos 70. Outros 400 mil foram presos e 4 milhões exilados. Roberto Mader conta essa história através de depoimentos emocionantes e surpreendentes de generais e ativistas políticos, torturadores, vítimas e parentes dos desaparecidos. 
Condor foi filmado em quatro países e traz um material de arquivo, acompanhado de belas composições de Victor Biglione.
Direção: Roberto Mader
Ano: 2007
Áudio: Português
Duração: 110 minutos

7 comentários:

  1. Prezado Amigo.

    Eu gostaria muito de assistir o Documentário Condor.
    Você poderia consertar o Link?
    Obrigado.
    José Carlos.

    ResponderExcluir
  2. Caro josé Carlos, por favor tente novamente. Testei e está funcionando. Download do link via megauplod.As vezes fica temporariamente off line.
    obs: download torrent.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por compartilhar conhecimentos. Obrigado.
    Thiago Soares.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo seu trabalho, muito bom!!

    ResponderExcluir
  5. parabéns, pelo seu trabalho, ficou muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  6. Publique no Facebook. Muita gente não conhece a verdade dessa época e proclamam a volta da ditadura.

    ResponderExcluir