“Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um criminoso”. (Bertolt Brecht)

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Histórias da História de São Paulo

Histórias da História de São Paulo
Com Marco Antonio Villa
(Bacharel e Licenciado em História, Mestre em Sociologia e Doutor em História) 
Realização - Univesp TV
Direção: Ricardo Dias
Ano: 2012
Áudio: Português
Duração: +- 28 minutos

1º Episódio - Terra desolada (final do séc. XV e início do séc. XVI)
No primeiro episódio, o século 16. Os primeiros momentos daquela que hoje é a maior cidade do país, mas que por décadas foi apenas a vila mais distante do litoral paulista, numa época em que o Brasil ainda era apenas a América Portuguesa.

2º Episódio - Descoberta do ouro (última década do séc. XVII)
Procurado desde a chegada dos portugueses, o ouro é finalmente descoberto em grande escala, na última década do século XVII, por paulistas que se aventuravam atrás do metal precioso em Minas Gerais.

3º Episódio - O quadrilátero do açúcar (província de São Paulo - século XVIII)
A cana ajuda a expandir o território paulista, promove o estabelecimento de cidades no interior, faz fortunas e traz mudanças significativas na região, como a substituição dos escravos índios por negros

4º Episódio - A independência e São Paulo (província de São Paulo - primeira metade do século XIX)
A chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, no século 19, trouxe mudanças para a então pobre e decadente São Paulo, que ganha importância política e econômica e tem papel decisivo no processo que leva à independência do Brasil.

5º Episódio - Novas ideias (cidade de São Paulo - século XIX)
A cidade de São Paulo que até os anos vinte do século 19 tinha sua população longe do núcleo urbano e mal falava o português , se transforma com a criação da Academia de Direito , atual Faculdade de Direito da USP . No Largo São Francisco nasce uma geração de escritores . Nascem também novas idéias que levarão a importantes transformações políticas no país , como o abolicionismo.

6º Episódio - O café no Vale do Paraíba (início do século XIX)
No sexto programa, o professor Marco Antônio Villa fala da importância do café para o Brasil do século XIX.
O café que vem do Caribe. A chegada a São Paulo pelas grande fazendas do Vale do Paraíba, passando pela exploração da mão de obra escrava e a abertura dos portos, até a transformação do Brasil no maior produtor do mundo.

7º Episódio - O café no Oeste Paulista (século XIX)
No sétimo programa da série, Marco Antônio Villa fala do impacto da produção do café para São Paulo do século XIX.
As cidades que nascem com a produção cafeeira; a transformação econômica; o impacto político e sua influência na proclamação da república; o desenvolvimento e expansão ferroviária, que promovem a circulação de ideias e fomenta a cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário