“Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um criminoso”. (Bertolt Brecht)

sábado, 24 de março de 2012

Filosofia

Filosofia: um guia para a felicidade. 
     Elaborado pelo escritor e produtor de televisão inglês Alain de Botton, o documentário, Filosofia: Um guia para a felicidade, consiste na apresentação e divulgação de ideias dos grandes filósofos ocidentais para um público leigo.
     A ideia geral do documentário é simplesmente mostrar como a filosofia pode servir de base para que as pessoas passem a questionar certos valores sociais rigidamente estabelecidos e, assim, serem capazes de suportar melhor as agruras do dia-a-dia das quais todos estamos sujeitos. Botton então apresenta parte da história de vida, de um filósofo diferente em cada episódio, ressaltando a ideia que deseja apresentar. Por vezes, ele também apresenta casos de indivíduos "normais" (ingleses) cuja vida foi ou pode vir a ser afetada diretamente por tais ideias. 

Os seis episódios tratam de:
1-Sócrates e a autoconfiança: não seja um Maria-vai-com-as-outras, apresente e acredite em suas ideias!
2-Epicuro e a felicidade: a felicidade é algo que vai muito longe do dinheiro.
3-Sêneca e a raiva: enraivecer-se não adianta nada, é melhor encarar a vida com calma e fazer o que for preciso para melhorá-la.
4-Montaigne e a autoestima: não devemos acreditar nos valores dos outros e sim criarmos os nossos próprios.
5-Schopenhauer e o amor: o amor vem do instinto reprodutivo de nossa espécie.
6-Nietszche e as Dificuldades: devemos utilizar nossas frustrações como desafios a serem superados. Não afoguemos as mágoas, utilizemos a força da infelicidade para nos jogar à frente.

O Mundo de Sofia
      O Mundo de Sofia, minissérie baseada no best-seller internacional de Jostein Gaarder, que vendeu mais de 20 milhões de livros ao redor do mundo e foi traduzido para mais de 40 idiomas.
      Às vésperas de completar 15 anos, Sofia Amundsen recebe mensagens anônimas com perguntas intrigantes, como "quem é você?" e "de onde vem o mundo?". A partir dessas mensagens, ela se torna aluna do misterioso Alberto Knox, que a acompanha em uma fascinante jornada pela história da Filosofia, de Sócrates até os dias de hoje, passando pela Idade Média, o Iluminismo, a Revolução Francesa e a Revolução Russa. Como o livro no qual se baseia, a minissérie O Mundo de Sofia é uma introdução inteligente e divertida à história da Filosofia.
Direção: Erik Gustavson
Ano: 1999
Áudio: Norueguês/Legendado
Duração: 186 minutos
Clique para assistir On-Line

4 comentários:

  1. Você sabe qual o nome da música que aparece nos créditos de "O mundo de Sofia"? Linda música!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Mila, fiz uma busca na internet e encontrei.
      “Internationale” (P. Degeiter/E.Pote Moscow Choir e Radio Ensemble)
      “Introitus” (Gabrielli Lassus Venetian Easter Mass)
      “Sofies Mambo” (Sverre Indris Joner)
      Espero ter ajudado, uma abraço fraternal.

      Excluir
  2. Mais ou menos Hahaha
    Porque não acho as músicas, nem no youtube O.o
    Mas obrigada mesmo assim =)

    ResponderExcluir