Após o período de riqueza e esbanjamento
que marcou o reinado de D. João V, entre 1707 e 1750, época do auge da extração
de ouro no Brasil, o reino português passou por um período de declínio econômico,
acompanhado de tentativas de reformas que incluíam, entre outras medidas, a
centralização da administração das contas públicas, com a criação do Erário
Régio em 1761. Quando D. João V morreu, assumiu o trono seu filho D. José I
que, diante da estagnação da extração de ouro e da diminuição da arrecadação de
impostos no Brasil, passou a buscar formas de estabelecer maior controle sobre
a principal colônia portuguesa.
Essas reformas foram empreendidas pelo
ministro de D. José I, Sebastião José de Carvalho e Melo, o marquês de Pombal.
A administração pombalina durou pouco mais de 20 anos, mas foi bastante
controversa e gerou uma série de atritos em Portugal: diante do conservadorismo
que havia caracterizado a corte de D. João V, suas reformas pareciam avançadas
demais para um país absolutista, com uma indústria praticamente inexistente,
rigidamente católico e com uma estrutura social nobiliárquica marcada pela
exclusão e pelas diferenças.
A administração e as reformas do marquês
de Pombal foram marcadas por influências liberais-iluministas. Desde a sua juventude,
o ministro foi influenciado pelos círculos iluministas que se formaram em
Portugal fora das universidades. Quando enviado a Londres como funcionário da
embaixada portuguesa, ainda no reinado de D. João V, Pombal esteve mais próximo
da influência do pensamento de importantes autores ingleses como Thomas Hobbes,
John Locke e Isaac Newton, que reforçaram suas convicções iluministas e
repercutiram em Portugal.
Como ministro de D.José I, a partir de
1750, Pombal promoveu uma intensa reorganização da arrecadação de impostos,
reformas educacionais e a adoção de medidas de estímulo ao crescimento econômico.
Contudo, o Estado português não perdeu a totalidade de suas características
absolutistas, centralizadoras e mercantilistas, o que permite classificar a
administração pombalina como característica do despotismo esclarecido. Em
outras palavras: no reinado de D. José I foram mantidas e ampliadas as
estruturas autoritárias, porém, com a adoção de algumas medidas de caráter
iluminista.
Reformas
urbanas
Em 1755, no início do reinado de D. José
I, a cidade de Lisboa foi devastada por um forte terremoto, seguido de violenta
inundação (tsunami) e de incêndios. Estima-se que 30 mil pessoas tenham morrido
e diversas obras recém-inauguradas pelo reinado de D. João V, como o novo
Teatro de Ópera, foram destruídas. O Marquês de Pombal foi nomeado responsável
pelas reformas e depois de um ano a cidade já estava parcialmente reconstruída:
o bairro da Baixa de Lisboa, próximo ao rio Tejo, foi reerguido, seguindo um
planejamento urbanístico racionalista que contava com ruas e prédios que
dispunham de um mesmo padrão arquitetônico e um inovador sistema para prevenir
futuros abalos de terremotos.
Pombal posicionou-se contra um pensamento comum à época da tragédia, que julgava o terremoto como uma punição divina, fruto da ira de Deus diante do suposto abandono português da "verdadeira religião". A discussão sobre as intervenções divinas nos rumos das grandes cidades teve destaque na obra de muitos pensadores da época. Para parte do clero e da sociedade naquele período, a vida urbana era marcada pelo pecado, sujeitando as cidades a catástrofes como forma de punição e correção. Essa visão, no entanto, era fortemente rejeitada por boa parte dos filósofos das Luzes, que não concordavam com os argumentos a respeito de intervenções divinas no cotidiano, muito embora a crítica à corrupção da vida urbana aparecesse, por exemplo, no pensamento de autores como Rousseau.
Pombal posicionou-se contra um pensamento comum à época da tragédia, que julgava o terremoto como uma punição divina, fruto da ira de Deus diante do suposto abandono português da "verdadeira religião". A discussão sobre as intervenções divinas nos rumos das grandes cidades teve destaque na obra de muitos pensadores da época. Para parte do clero e da sociedade naquele período, a vida urbana era marcada pelo pecado, sujeitando as cidades a catástrofes como forma de punição e correção. Essa visão, no entanto, era fortemente rejeitada por boa parte dos filósofos das Luzes, que não concordavam com os argumentos a respeito de intervenções divinas no cotidiano, muito embora a crítica à corrupção da vida urbana aparecesse, por exemplo, no pensamento de autores como Rousseau.
Reformas
religiosas e educacionais
Pombal
tomou medidas contra o clero português e a Companhia de Jesus, com a qual
dividia divergências desde o início do governo, em muitos momentos. O ministro
considerava os jesuítas poderosos demais e logo passou a desconfiar da
credibilidade inaciana, uma vez que a ordem possuía muitas riquezas, estava
largamente presente nas colônias portuguesas em diferentes continentes,
dominava boa parte das instituições de cultura e ensino no país e colaborava
pouco com a arrecadação de impostos.
Em 1758, D. José I sofreu um atentado.
Debilitado, o rei delegou muitas responsabilidades a Pombal, que além de caçar
os suspeitos pela tentativa de regicídio - prendendo parte da nobreza que se
opunha às suas medidas -, expulsou os jesuítas do reino de Portugal e das colônias
portuguesas, incluindo o Brasil, confiscando os seus bens. O clero ainda foi
afastado das políticas de ensino e as missões jesuíticas e escolas inacianas no
Brasil foram fechadas.
Na Universidade de Coimbra, a mais
tradicional de Portugal, os professores de forte influência religiosa foram
afastados, contratando-se novos professores estrangeiros para que o ensino
fosse mais técnico e menos religioso. Os currículos de diversos cursos foram
reelaborados e ampliou-se o acesso a livros importados.
As perseguições e a censura também
mudaram de mãos, com Pombal nomeando o próprio irmão para chefiar o Tribunal do
Santo Ofício Português. Contudo, longe de significar uma maior liberdade de
expressão e de ensino, a medida transformou o Tribunal num instrumento
repressivo da própria Coroa. A proibição da publicação de livros era decidida
pela Real Mesa Censória, órgão criado em 1768, que controlava a impressão de
obras de caráter questionador.
Marquês de Pombal, considerado um
déspota esclarecido pelo pensamento ilustrado, não se dobrava diante das
justificativas consideradas místicas e supersticiosas para os acontecimentos
diários, sem, no entanto, abandonar as instituições da Igreja Católica,
utilizando a própria Inquisição para perseguir e punir aqueles considerados
heréticos e que atentassem contra o seu governo. Por exemplo, no caso do padre
jesuíta Gabriel Malagrida, que publicou um panfleto intitulado juízo da
Verdadeira Causa do Terramoto, no qual reafirmava a explicação do terremoto de
Lisboa como castigo divino, contrariando a explicação oficial de Pombal. Foi
denunciado pelo ministro ao tribunal da Inquisição e morto em 1761.
Por isso, apesar da imagem reformista,
Pombal não era de fato um liberal, pois, durante seu governo, a censura, a
perseguição aos opositores do regime e as questões educacionais passaram a ser
tratados como assuntos de Estado.
Reformas
econômicas
O marquês de Pombal estimulou a formação
de companhias de comércio com sede em Lisboa, nos moldes da Companhia das
índias Orientais, com a criação das Companhias de Comércio do Grão-Pará
Maranhão e de Pernambuco-Paraíba. Contudo, as empresas portuguesas eram
controladas pela Coroa e mantinham monopólios na comercialização de diversos
produtos na colônia e no reino, assim evitando a concorrência e desagradando
tanto os colonos como os comerciantes ingleses, que não tinham condições de
competir com as novas empresas do rei.
Do ponto de vista econômico, o
reformismo pombalino apresentou uma simbiose entre as medidas racionalistas e
modernizadoras, ao mesmo tempo estimulando o desenvolvimento de manufaturas e
aplicando medidas protecionistas ou monopolistas, de claro viés mercantilista.
Nas palavras de Pombal, em 1741:
[...] sendo
grandes os interesses do comércio com os estrangeiros, são ainda maiores os
lucros quando ele se faz com as próprias colónias. Não só este comércio é o
mais útil, mas também o menos arriscado [...]. Cada nação monopoliza o tráfico
das suas colónias e exclui delas as nações estranhas irremissivelmente [...]. É
também o mais útil este comércio pelo número infinito de pessoas que faz
subsistir e enriquecer na Europa, ou no continente, além das quais se
enriquecem nas mesmas colónias.
MONTEIRO,
Nuno. In: As reformas na monarquia pluricontinetal portuguesa. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2014. v. 3. p. 127. (Coleção Brasil Colônia)
Nesse sentido, é possível dizer que o
reformismo pombalino caracterizou-se muito mais por questões administrativas do
que por promover uma mudança efetiva na mentalidade econômica predominante no
reino.
No que se refere à principal colônia de
Portugal, o Brasil, e diante do declínio da arrecadação de impostos na região
mineradora e dos crescentes casos de contrabando de metais preciosos, Pombal
aplicou a derrama: dispositivo fiscal que determinava o recolhimento de uma
taxa de 100 arrobas anuais na arrecadação do quinto, caracterizada pela
violência no momento da cobrança dos impostos atrasados. Foi também com Pombal
que a extração de diamantes foi declarada monopólio da Coroa na região do
Distrito Diamantino, em Diamantina, ou seja, nenhum colono poderia
comercializar diamantes ou participar da atividade mineradora sem autorização
real.
Nas capitanias do sul da colônia, Pombal
introduziu políticas mais liberais, especialmente na nova capital da colônia.
Em 1763, Salvador deixou de ser a capital do Brasil e a cidade do Rio de
Janeiro foi escolhida para sediar a administração colonial portuguesa. Medidas
de combate ao contrabando e o incentivo à maior diversidade agrícola conviviam
com a adoção do livre comércio, com a bacia platina e com a África,
enriquecendo comerciantes, traficantes de escravos e intermediários. Formava-se
na capital uma nova classe de proprietários agrícolas e negociantes
interessados tanto na exportação de bens quanto na comercialização deles no
mercado interno.
Nesse período, crescia a importância da
Inglaterra no cenário mundial e Pombal se posicionara como um crítico ferrenho
do Tratado de Methuen, assinado entre Inglaterra e Portugal em 1703, que
enfraqueceu a produção manufatureira portuguesa. O principal ponto negativo do
tratado, segundo o marquês, era a dependência portuguesa da importação de tecidos
ingleses, que chegavam ao reino sem impostos, desestimulando a produção local.
Várias medidas de incentivo à produção local foram adotadas e até no Brasil
algumas iniciativas modestas foram iniciadas, sobretudo na região mineradora.
Já na segunda metade no século XVIII,
com o declínio da produção do ouro, o Estado português passou a incentivar
fortemente a pecuária e a produção agrícola na colônia, investindo nas culturas
de algodão, café, arroz, tabaco, sal, aguardente e anil (utilizado como corante
para tecidos), assim diversificando a produção local e fortalecendo o mercado
consumidor interno da colônia. Acreditou-se em um modelo mais integrado entre o
mercado metropolitano e a colônia, ambos geradores de tributos que enriqueciam
a Coroa.
Política de povoamento e
ocupação territorial do Brasil
Com a assinatura do Tratado de Madri, em
1750, eram redefinidos os limites das colônias americanas entre os reinos de
Portugal e Espanha, substituindo o Tratado de Tordesilhas. Com isso, duas
regiões de fronteira se tornaram alvo de interesses da Coroa portuguesa na
América: a Amazônia e o sul do território brasileiro.
Os jesuítas se instalaram na Amazônia e
no sul da colônia a partir do século XVII, e as missões localizadas nessas áreas
reuniam grandes quantidades de indígenas sob controle dos padres. A Companhia,
além de exercer o trabalho de conversão ao cristianismo e de introdução da
cultura europeia, também utilizava os nativos como mão de obra em atividades
econômicas e mantinha laços comerciais com os vizinhos castelhanos, desfrutando
de isenções fiscais. Para levantar recursos para a construção de uma rede de
fortalezas nos rios de fronteira, principalmente na região amazônica, e
garantir a posse do território adquirido em 1750, o Estado português precisou
aumentar a arrecadação de impostos, suspendendo as isenções concedidas aos
jesuítas.
O Tratado de Madri ainda estabelecia que
a Coroa espanhola deveria entregar a região dos Sete Povos das Missões a
Portugal em troca da Colônia de Sacramento. Recusando-se a desocupar suas
terras no sul da colônia, índios guaranis e parte dos jesuítas missionários
foram violentamente reprimidos por tropas portuguesas e espanholas durante a
chamada Guerra Guaranítica, travada entre os anos de 1752 e 1756. O
envolvimento dos jesuítas no conflito desgastou ainda mais a relação da
Companhia de Jesus com Pombal, influenciando a expulsão da ordem em 1759.
Em 1757, por meio de um decreto, o
marquês de Pombal também proibiu a escravidão indígena na colônia e incentivou
a elaboração de leis que dessem condições para os nativos atuarem como colonos,
ocupando terras em nome do reino português na América.
A morte de D. José I e a
demissão de Pombal
Em 1777, D.José I faleceu, passando o
trono à sua filha, D. Maria, que afastou Pombal logo após assumir o trono
português. As divergências entre a política pombalina e a nova rainha tinham
duas raízes principais: a nobreza e o clero. A nobreza, perseguida por Pombal,
era avessa às reformas realizadas pelo ministro em Portugal e apoiava as
mudanças na política do Estado. Da mesma forma a Igreja, que também havia sido
afastada do poder pelas reformas pombalinas, aguardava os benefícios do novo
governo.
D. Maria I executou uma série de
reformas para atender aos dois grupos. Libertou presos políticos da nobreza,
acusados de conspirar contra D.José I e detidos por Pombal; permitiu o retorno
dos jesuítas encarcerados por Pombal; submeteu o Brasil ao Alvará de Proibição
Industrial em 1785 e fechou as companhias de comércio criadas por Pombal. A
mudança radical na orientação do governo, quando comparada à política
pombalina, renderam ao período o nome de "viradeira".
Todavia, as elites dirigentes de
orientação iluminista não foram afastadas por completo do governo de D. Maria
e, em 1779, foi criada em Portugal a Academia Real das Ciências de Lisboa,
instituição de cunho liberal-iluminista dedicada aos estudos científicos e
econômicos.
O fechamento das companhias de comércio
monopolistas serviu como mais um estímulo ao desenvolvimento do comércio no
Brasil, fortalecendo o mercado interno na colônia. Por volta de 1800, a
economia brasileira pouco dependia de Lisboa e as exportações para Portugal
eram pouco significativas diante de um mercado interno cada vez mais
consistente, tornando visível o esgotamento do Antigo Sistema Colonial: se por
um lado a metrópole dependia da riqueza extraída da colônia, por outro esta
agora pouco dependia da metrópole. Nesse período, a economia do Brasil crescia
mais que a de Portugal, e cerca de 60% das exportações portuguesas era de
produtos brasileiros, revendidos na Europa.
Fonte: SILVA, Diego Lopez, DORIGO, Gianpaolo,
MIRANDA, Renan Garcia. Ensino médio, 2°
ano, livro texto, 1ª ed., São Paulo,
SOMOS Sistemas de Ensino, 2017.
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