“E agora que vocês viram no que a coisa deu, jamais esqueçam como foi que tudo começou” (Bertolt Brecht)

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Guerra e Paz

Programa Especial da RBS do Rio Grande do Sul sobre a Segunda Guerra Mundial: histórias de vida de quem esteve no front, de quem ficou, a expectativa de que o conflito se alastrasse para o resto do mundo, o medo e o drama de quem viveu esse período da História. No Rio Grande do Sul eram planejados abrigos antiaéreos, haviam ensaios de blackout e treinamento militar para caso o conflito se estendesse ao sul da América Latina.
Direção: Cláudia Dreyer
Ano: 2010
Áudio: Português
Duração: 70 minutos cada episódio
https://mega.co.nz/#!ORMgTKpD!m8MW-G7H3x1Bd4HzW9S9dtDW_JExSsCK0vBL5M4ANuMTamanho: 258 MB

  
Episódio 01 - O Falsário de Hitler A história do judeu Salomon “Sally” Smollanoff, artista plástico e falsificador, que foi preso num campo de concentração e obrigado a falsificar as matrizes de libra e dólar para que Hitler financiasse o seu projeto de dominação do mundo. Sally, depois de viver no Uruguai, terminou seus dias, anonimamente, na Avenida João Pessoa em Porto Alegre (RS). 
Episódio 02 – Ensaios de Guerra:  Enquanto a Europeu vivia os terrores da II Guerra Mundial, o Brasil enviava seus pracinhas para lutar ao lado das forças Aliadas e vivia um período de tensão. Como viveram 12 dos soldados que se preparam para defender as costas gaúchas dos ataques nazistas. Eles são os remanescentes de um grupo de 800 soldados que receberam treinamento em São José do Norte (RS). 
Episódio 03 – Aos Olhos de Santa Bárbara: Às nove horas da manhã de 22 de julho 1943, um estrondo marcou a história de uma cidade no alto da serra rio-grandense. Seis moças, entre 16 e 20 anos de idade, morriam vítimas de uma explosão na linha de montagem de bombas e granadas em uma tradicional indústria metalúrgica. O palco da II Guerra Mundial, a milhares de quilômetros de distância, do outro lado do mar, pairava sinistro no céu de Caxias do Sul. Naquele 22 de julho, os sinos de todas as torres da cidade tocavam tristemente. 
Episódio 04 – O Soldado Kleine:  Em 1935, Theodor foi para a Alemanha estudar. Lá conheceu Mari Agnes cuja família também tinha regressado para a Alemanha e se casaram. Em 1942, ele se naturalizou alemão e duas semanas depois o chamaram para o exército. Ele trabalhou numa instituição para a manutenção da cultura alemã no Exterior. Quando um chefe da SS encampou esta instituição Theodor foi obrigado a ir como “voluntário” para o front. O drama desse brasileiro obrigado a lutar nos exércitos alemães e a grande paixão de sua mulher tornam esse programa comovente.
Episódio 05 – Prisioneiros Durante a II Guerra cresceu a desconfiança, o medo e a perseguição para quem não falasse português. Italianos, alemães, japoneses, muitos imigrantes foram perseguidos, espancados e, segundo alguns historiadores e testemunhas, colocados em campos de concentração, aqui chamados de “campos de confinamento”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário