“E agora que vocês viram no que a coisa deu, jamais esqueçam como foi que tudo começou” (Bertolt Brecht)

domingo, 9 de dezembro de 2012

A História Da Ciência: Poder, Prova e Paixão

“Há algumas grandes questões que nos intrigam e perseguem desde o surgimento da humanidade.
O que há lá fora? Como chegamos até aqui? Do que o mundo é feito? A história de nossa busca para responder tais questões é a história da ciência. De todos os empreendimentos humanos, a ciência teve o maior impacto em nossas vidas, sobre como vemos o mundo, sobre como vemos nós mesmos. Suas ideias, feitos e resultados estão ao nosso redor. Como chegamos ao mundo moderno? Isso é ainda mais surpreendente e humano do que possam imaginar.
A história da ciência habitualmente é contada como uma série de momentos de revelação. O triunfo final da mente racional. Mas a verdade é que o poder e a paixão, disputa e o acaso tiveram papéis igualmente importantes.
Nesta série, oferecerei uma visão diferente sobre como a ciência acontece. Ela foi definida tanto pelo que está fora como dentro do laboratório. Esta é a história de como a história fez a ciência e de como a ciência fez a história, e de como as ideias produzidas mudaram nosso mundo”. (Michael Mosley)
Direção: Michael Mosley
Ano: 2010
Áudio: Inglês/Legendado
Duração: 59 minutos (cada episódio)

1º Episódio: What Is Out There? (O Que Há Lá Fora?)
Michael Mosley começa a história com um dos grandes avanços na história da humanidade - como viemos a descobrir que o nosso planeta não é o centro do cosmos, mas  apenas um entre bilhões de corpos celestes num universo em constante  expansão. Ele revela o papel fundamental dos astrólogos medievais na mudança  de nossa visão quanto ao céu, e as ligações surpreendentes com o  Renascimento. Michael mostra como as habilidades dos artesãos foram importantes nessa história e descobre como Galileu fabricou seu telescópio  para vislumbrar o céu e assim ajudar a mudar para sempre a nossa visão do universo.

2º Episódio: What is the World Made of? (Do que o mundo é feito?)
Neste episódio, Michael demonstra como nossa sociedade foi construída pela nossa busca para descobrir a resposta para o que compõe o mundo. Esta história passa pelos laboratórios secretos dos alquimistas na sua busca pelo ouro e pela invenção do transistor. Esta busca pode parecer abstrata e altamente teórica. Mesmo assim provocou o maior impacto na humanidade. Ao tentarem responder a essa questão, os cientistas criaram teorias dos elementos aos átomos, e os estranhos conceitos da Física Quântica em que assenta o nosso mundo tecnológico moderno.

3º Episódio: How Did We Get Here? (Como chegamos até aqui?)
A questão da origem humana é uma das mais polêmicas com a qual a ciência lutou. Esta é a história de como os cientistas conseguiram explicar a beleza e a diversidade de vida na Terra, revelando como sua evolução está ligada à longa e violenta história do nosso planeta. Mostrando aventureiros dos mares excêntricos aristocratas franceses, alpinistas, um editor vitoriano secreto com 12 dedos, um meteorologista alemão ridicularizado e uma discreta sugestão de Charles Darwin.

4º Episódio: Can We Have Unlimited Power? (Podemos Ter Energia Ilimitada?)
Somos a geração com maior ânsia por energia que já existiu. Este episódio conta a história de como ela foi aproveitada - do vento ao interior do átomo. Nos primórdios, a busca por novas fontes de energia foi liderada por homens práticos que queriam ganhar dinheiro. Suas invenções e ideias criaram fortunas e mudaram o rumo da História, mas foram necessários séculos para a ciência conseguir acompanha esse ritmo, para explicar o que é a energia, ao invés de apenas o que ela faz. Esta busca revelou as leis naturais
fundamentais que se aplicam a todo o universo, incluindo a equação mais famosa da ciência, E = mc².

5º Episódio: What Is the Secret of Life? (Qual é o segredo da vida?)
Nesse episódio Michael Mosley nos leva em uma viagem informativa e ambiciosa explorar como a evolução dos conhecimentos científicos está intimamente entrelaçada com a trajetória histórica da sociedade. A história de como o segredo da vida foi examinado através do prisma do organismo mais complexo conhecido - o corpo humano. Ele começa em na antiga Roma com as tentativas de salvar a vida dos gladiadores, se desenrola com os trabalhos e desenhos macabros e quase perfeitos de Leonardo da Vinci no Renascimento, com a ideia da 'força de vida' na eletricidade, para o mundo microscópico da célula. Ele revela como uma crise moral desencadeada pelo trabalho sobre a bomba atômica ajudou a biologia a ter um grande avanço- Noções básicas sobre a estrutura e o funcionamento do DNA.

6º Episódio: Who Are We? (Quem somos nós?)
Hoje sabemos que o cérebro - o órgão que mais que qualquer outro nos faz humanos - é uma das maravilhas do universo, mas, até o século XVII, ele mal era estudado. As ciências da anatomia cerebral e psicologia ofereceram visões diferentes para quem nós somos. Hoje essas ciências estão se unindo e revelando algumas verdades surpreendentes e incômodas sobre o que define nossos pensamentos, sentimentos e desejos. E a busca para entender como nosso cérebro funciona também revelou que todos nós - quer percebamos ou não - praticamos ciência desde o momento em que nascemos.

5 comentários:

  1. Poderia reupar os links ou disponibilizar via torrent???!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro professor, adicionei novo link: arquivo torrent. Qualquer problema estou a disposição.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela eficiência e por contribuir com o processo de ensino-aprendizagem!
      Tenho certeza que os vídeos irão reforçar minhas aulas de ciências.

      Excluir
    3. Caro professor, por favor faça novamente o download dos link, pois inseri as legendas (escolha a que tenha o mesmo nome do arquivo baixado). Obrigado.

      Excluir
  2. Show ter disponibilizado esse documentário. Muito obrigado Professor Tonhão.

    ResponderExcluir