“E agora que vocês viram no que a coisa deu, jamais esqueçam como foi que tudo começou” (Bertolt Brecht)

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O Universo de Stephen Hawking

O documentário aborda as teorias sobre o aparecimento do universo, sua complexidade e seu eventual colapso. Stephen Hawking é um dos poucos a decifrar parte desses mistérios e também pioneiro na transposição de conceitos científicos para a realidade dos leigos.
Em O Universo de Stephen Hawking, você conhecerá as conclusões de Hawking sobre a origem do universo, a magnitude das galáxias, a existência de vida em outros planetas e as chances de que tudo isso deixe de existir um dia. Verá outras galáxias, como seria a vida inteligente fora da Terra e avaliará a possibilidade de que as cenas de filmes se tornem ou não reais. Conseguiremos um dia viajar no tempo? O cosmos é uma bomba-relógio prestes a explodir? E se for, quais são os sinais que indicam seu futuro desaparecimento? São algumas perguntas respondidas por Stephen Hawking
Começando com o nascimento das galáxias, Stephen Hawking teoriza sobre a relação entre o Big Bang e o eventual fim do universo. Compara uma possível visita de extraterrestres ao nosso planeta com a chegada de Cristóvão Colombo à América. “Isso não correu muito bem para os nativos”, comentou. Procurar contato com extraterrestres “é um pouco arriscado demais”, alertou.
Direção: Philip Martin
Ano 2009
Áudio: Inglês / Legendado
Duração: 49 min. cada Episódio
Tamanho: +- 500 MB/cada Episódio
Clique no nome do episódio para baixar

Episódio-1 Ver para crer – A evolução da astronomia, dos matemáticos da Grécia Antiga ao telescópio Hubble
Episódio-2 No princípio – O big bang e a colaboração da Igreja nas descobertas sobre a criação do universo
Episódio-3 Alquimia cósmica – De que matérias são feitas as galáxias, as estrelas e tudo aquilo que nos cerca
Episódio-4 Buracos negros e além – As misteriosas “lacunas” espaciais que devoram qualquer coisa que se aproxime.
Episódio-5 Matéria escura – A estranha substância invisível que compõe mais de 90 % de todo o espaço sideral.
Episódio-6 Respostas para tudo – Teoria da relatividade e física quântica explicam o funcionamento do universo. 

3 comentários:

  1. Muito obrigada professor! Otimo documentario! Li o livro " o universo numa casca de noz" e este documentario apliou mt minha visao sobre o assunto.Meus sinceros agradecimentos

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário. Fico feliz por ter sido útil.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Prof. Tonhão. Eu assisti a esta série no início dos anos 2000 na TV Cultura (sinal aberto). Eu adorei a forma cinematográfica e série com que o documentário fora conduzido pela produção de 1997. Eu constatei que os links estão quebrados e adoraria poder baixá-los mesmo, para guardar e reassistir várias vezes. Poderia reenviar por gentileza? É mais interessante do que assistir online pois sites de vídeo diminuem bastante a qualidade do vídeo (devido a compressão da taxa de bits). Aconselho a enviar para 3 hospedadores: Mega, Google Drive e One Drive. Eu ficaria extremamente agradecido. Abraços!

    ResponderExcluir