“E agora que vocês viram no que a coisa deu, jamais esqueçam como foi que tudo começou” (Bertolt Brecht)

domingo, 20 de maio de 2012

Filmes/Documentários/Idade Média/Complemento

Documentários
As Cruzadas - A Meia Lua e A Cruz
Durante milênios, o solo do sagrado do oriente médio foi banhado de sangue. Nesta terra, as cicatrizes deixadas pelas batalhas entre as 3 maiores religiões do mundo mancharam o solo. Mas a maior ferida foi a infringida pela guerra entre cristãos e muçulmanos que nasceu no final do século XI e durou 200 anos. Estava em jogo uma estreita faixa de terra de poucas centenas de quilômetros, que continha um bem de valor incalculável, Jerusalém. Hoje essa guerra santa é contada como uma lenda. Mas a quem tenha visto as batalhas com os próprios olhos. Grandes historiadores de 2 mundos diferentes, cristão e muçulmano, relataram feitos heroicos, disputas ferozes e grandes guerreiros, homens, que sacrificaram a vida em nome de seus deuses. Este é o conflito entre dois povos de fé inabalável, o choque entre a meia-lua e a cruz. Estas são as cruzadas.
Direção: Stuart Elliott, Mark Lewis
Ano: 2005
Áudio: Português
Duração: 90 min. cada episódio           
Tamanho: 300 MB cada episódio
                                             Clique no nome do episódio para baixar                                                      PARTE 01: A PRIMEIRA CRUZADA
De todas as cidades do mundo, Jerusalém é aquela com o passado e certamente o futuro mais conturbado. Para os judeus, é a terra que abriga os templos de Heródes e Salomão. Para os muçulmanos, o local onde Maomé ascendeu aos céus, e para os católicos, o solo onde o Messias foi crucificado. Após sua morte a palavra de Jesus Cristo criou raízes e Jerusalém se livrou de quase 400 anos de ocupação romana para abraçar a fé cristã, até que no século VII a cidade sagrada foi tomada a força por uma nova força o islamismo. Quatro séculos depois os cristãos reivindicaram a posse de Jerusalém e cerca de 60.000 guerreiros espalhados pela Europa se reuniram para a batalha. E assim começa a primeira cruzada...

PARTE 02: A SEGUNDA E A TERCEIRA CRUZADA
Em 1096 mais de 60.000 mil soldados cristãos saíram da Europa na marcha da primeira cruzada. A meta era chegar a Jerusalém. Durante mais de 4 séculos, a cidade sagrada esteve sob o domínio muçulmano e os cristãos juraram resgata-la em nome de Cristo. O exército cristão avançou 5.000 quilômetros no território hostil do oriente médio em uma série de batalhas épicas contra as forças do Islã. Três anos depois a primeira cruzada chegou aos muros de Jerusalém e ninguém foi poupado da invasão cristã. Estima-se que os cruzados dizimaram 30.000 pessoas entre muçulmanos, judeus e até correligionários cristãos.

História das religiões
A religião, filosofia, pragmatismo e ceticismo são temas que provocam a reflexão sobre a existência humana: de onde viemos, para onde vamos e porque estamos aqui. Povos de diversas partes do mundo, em épocas diferentes, cada um à sua maneira procuraram e ainda procuram respondê-las. Nesta série de Documentários, encontram-se algumas respostas, vistas a partir da ótica espiritual ou racional de africanos, ameríndios, budistas, católicos, ceticistas, confucionistas, egípcios, gregos, judeus, romanos, taoístas e xintoístas. Neles a viagem espiritual passa pela geografia e pela história. As imagens são deslumbrantes e as informações nelas impressas são certamente uma aula. A chance de se aprofundar em temas complexos e vitais à nossa compreensão da vida.

A Peste Negra
No século 14, a peste bubônica deixou um saldo de 25 milhões de mortos e fez tantas vítimas que os corpos tinham de ser queimados em piras. Os primeiros sintomas da doença popularmente conhecida como “peste negra” eram semelhantes à de um simples resfriado. Na tentativa de fugir da peste, nobres vindos de Messina, Gênova, Marselha e Veneza lotavam navios que, em vão, tentavam desembarcar em Constantinopla. Muitos morreram em barcos à deriva. Levada para a cidade pelos ratos que saíam dos navios, a peste chegou à Turquia. O programa reconstitui o início da praga, como ela se espalhou pelo mundo e o cotidiano das pessoas que a enfrentaram.
Produção: The History Channel
Ano: 2005
Áudio: Português
Duração: 90 min
Tamanho: 280 MB

 Filmes
Coração Valente
O filme retrata a figura histórica de William Wallace (Mel Gibson), guerreiro, patriota escocês e herói medieval, que no final do século XIII, lidera os rebeldes escoceses na luta contra o domínio do rei inglês Eduardo I.
Depois de, ainda criança, ter assistido à morte de seu pai às mãos do exército inglês, William é acolhido por um tio que lhe dá uma educação esmerada e erudita. Depois de percorrer o mundo, volta à sua Escócia natal e apaixona-se por uma jovem camponesa. Para escapar à deliberação real de que um senhor feudal inglês tinha direito a dormir com uma noiva no dia do seu casamento, contraem matrimónio secretamente. Contudo, a sua mulher é morta por um nobre inglês e, no decorrer da vingança, Wallace assume o comando de um pequeno exército de camponeses com o intuito de lutar pela soberania da Escócia. Chega mesmo a derrotar o poderoso exército inglês na Batalha de Stirling Bridge, mas fracassa em conseguir o apoio dos nobres líderes dos clãs escoceses mais interessados em manter as suas regalias junto da coroa inglesa.
Apesar da ajuda da Princesa Isabelle, nora do rei inglês, Wallace é traído pelos nobres escoceses e é aprisionado pelos ingleses. É torturado e executado em praça pública sem nunca renegar a legitimidade da sua luta
Direção: Mel Gibson
Ano: 1995
Áudio: Português
Duração: 177 min
Tamanho: 698 MB

Cruzada (Kingdom of Heaven)
Balian (Orlando Bloom) é um jovem ferreiro francês, que guarda luto pela morte de sua esposa e filho. Ele recebe a visita de Godfrey de Ibelin (Liam Neeson), seu pai, que é também um conceituado barão do rei de Jerusalém e dedica sua vida a manter a paz na Terra Santa. Balian decide se dedicar também à esta meta, mas após a morte de Godfrey ele herda terras e um título de nobreza em Jerusalém. Determinado a manter seu juramento, Balian decide permanecer no local e servir a um rei amaldiçoado como cavaleiro. Paralelamente ele se apaixona pela princesa Sibylla (Eva Green), a irmã do rei.
O momento histórico retratado em Cruzada é o de uma trégua entre cristãos e muçulmanos ocorrida no século XII, desenhada por Balian de Ibelin e pelo rei dos Sarracenos, Saladino. O fato ocorreu entre a Segunda (1147-1149) e a Terceira Cruzada (1189-1192) e culminou com a entrega de Jerusalém a Saladino.
Direção: Ridley Scott
Ano: 2005
Áudio: Português
Duração: 189 min
Tamanho: 693 MB

Joana D’Arc (Luc Besson)
Em 1412, nasce em Domrémy, na França, uma menina chamada Joana. Ainda jovem, ela desenvolve uma fé tão intensa e fora do comum que confessa várias vezes por dia.
Eram tempos muito difíceis, pois a Guerra dos Cem Anos entre a Franaça e a Inglaterra prolongava-se desde 1337. Em 1420, Henrique V e Carlos VI da França assinam o Tratado de Troyes, declarando que após a morte do rei, a França pertencerá a Inglaterra. Entretanto, ambos os reis morrem e Henrique VI é o novo rei dos dois países rivais, mas tem poucos meses de idade e Carlos, o delfim de França, não deseja entregar de mãos beijadas o seu reino a uma criança.
Desta forma, os ingleses invadem o país e ocupam Compiègne, Reims e Paris, com o rio Loire conseguindo deter o avanço dos invasores. Carlos foge para Chinon, mas ele quer é ir para Reims, onde por tradição os soberanos franceses são coroados, mas como os ingleses dominam toda a região envolvente, isto torna-se um problema grave para ser contornado. Até que aparece Joana que, além de se auto-intitular a "Donzela de Lorraine" tinha uma determinação e fé inabalável e dizia que estava numa missão divina para libertar a França da opressão dos ingleses.
Desesperado por uma solução, o delfim finalmente aceita lhe dar um exército, com o qual ela consegue recuperar a cidade de Reims, onde o delfim é coroado rei, Carlos VII de França. Mas se finalmente para ele os problemas tinham acabado, para Joana seria o início do fim.
Direção: Luc Besson
Ano: 1999
Áudio: Português
Duração: 157 min
Tamanho: 588 MB

O Nome da Rosa
Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço que o acompanha, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega ao local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Considerando que ele não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado.
Direção: Jean-Jacques Annaud
Ano: 1986
Áudio: Português
Duração: 126 min
Tamanho: 285 MB

Rei Arthur
Arthur (Clive Owen) é um líder relutante, que deseja deixar a Bretanha e retornar a Roma para viver em paz. Porém, antes que possa realizar esta viagem, ele parte em missão ao lado dos Cavaleiros da Távola Redonda, formado por Lancelot (Ioan Gruffudd), Galahad (Hugh Dancy), Bors (Ray Winstone), Tristan (Mads Mikkelsen) e Gawain (Joel Edgerton). Nesta missão Arthur toma consciência de que, quando Roma cair, a Bretanha precisará de alguém que guie a ilha aos novos tempos e a defenda das ameaças externas. Com a orientação de Merlin (Stephen Dillane) e o apoio da corajosa Guinevere (Keira Knightley) ao seu lado, Arthur decide permanecer no país para liderá-lo.
Direção: Antoine Fuqua
Ano: 2004
Áudio: Português
Duração: 141 min
Tamanho: 529 MB

Robin Hood
Robin Hood conta a história de um exímio arqueiro, anteriormente interessado somente em sua autopreservação, a serviço do exército do Rei Ricardo coração de leão contra a França. Depois da morte de Ricardo, Robin segue para Nottingham, uma cidade que sofre por causa da corrupção de um xerife tirânico e da cobrança exorbitante de impostos, onde se apaixona pela impetuosa viúva Lady Marion, uma mulher desconfiada da identidade e dos motivos deste guerreiro da floresta. Esperando conquistar Lady Marion e salvar o vilarejo, Robin reúne um bando cujas habilidades mercenárias letais são igualadas somente por seu desejo aproveitar a vida. Juntos, eles começam a saquear os ricos indulgentes para corrigir as injustiças cometidas pelo xerife. Com o enfraquecimento de seu país depois de décadas de guerra, sofrendo com as regras ineficientes do novo rei e vulneráveis por causa das revoltas locais e das ameaças vindas de longe, Robin e seus homens partem para uma aventura ainda maior. Estes improváveis heróis e seus amigos pretendem proteger seu país de uma guerra civil sangrenta e devolver a glória para a Inglaterra uma vez mais.
Direção: Ridley Scott
Ano: 2010
Áudio: Português
Duração: 155 min
Tamanho:531 MB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário