“Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um criminoso”. (Bertolt Brecht)

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Trilogia Qatsi (Koyaanisqatsi - Powaqqatsi - Naqoyqatsi) 1983-2002

"O objetivo da trilogia, numa maneira limitada, foi mostrar um espelho da vida assim como ela é, numa via muito rápida.” (Godfrey Reggio)
A trilogia Qatsi é composta por documentários dirigidos por Godfrey Reggio, com música composta por Philip Glass e cinematografia por Ron Fricke. São compostos basicamente de câmera lenta, lapsos de tempo, fotografia de muitas cidades e paisagens naturais. A trilha sonora deste documentário possui grande importância, pois o desenrolar tem a velocidade e o tom ditados por ela. Não existem diálogos e também não são feitas narrações durante todo o documentário. Os filmes levam a refletir sobre os aspectos da vida moderna que nos fazem viver sem harmonia com a natureza, bem como a pressão exercida pelas inovações tecnológicas que tornam o cotidiano cada vez mais rápido.
Direção: Godfrey Reggio
Ano: 1983 / 1988 / 2002
Duração: 86 min / 99 min / 89 min
Koyaanisqatsi:Vida Fora de Equilíbrio (Koyaanisqatsi: Life out of Balance) 1983
"Koyaanisqatsi" lida com aspectos da indústria tecnológica hipercinética do Hemisfério Norte. A palavra "Koyaanisqatsi" tem origem na língua Hopi e significa "vida louca, vida em turbulência, a vida fora de equilíbrio, a vida desintegrando, um estado de vida que apela para uma outra forma de vida".

Powaqqatsi:Vida em Transformação (Powaqqatsi: Life in Transformation) 1988
"Powaqqatsi" já tem um cunho bem mais sociológico, lida com culturas de moralidade, de tradição e da existência artesanal - culturas da simplicidade no hemisfério sul e países asiáticos. Neste Reggio viajou pelo mundo - inclusive no Brasil, com locações em Serra Pelada e São Paulo - para mostrar como países do Terceiro Mundo são explorados pelos poderosos. O filme é de um colorido impressionante, com imagens de grande força, novamente associadas à música envolvente de Philip Glass.

Naqoyqatsi:Vida como Guerra (Naqoyqatsi: Life as war) 2002
"Naqoyqatsi" completa a trilogia com a grandiosidade de abordar o planeta como um todo, conectado, globalizado, mergulhado na tecnologia que encurta distâncias e acelera processos de destruição devido ao mal uso da tecnologia. "Naqoyqatsi vem da língua Hopi e quer dizer "a vida como uma guerra" ou "a guerra como um meio de vida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário