A trilogia Qatsi é
composta por documentários dirigidos por Godfrey Reggio, com música composta
por Philip Glass e cinematografia por Ron Fricke. São compostos basicamente de
câmera lenta, lapsos de tempo, fotografia de muitas cidades e paisagens
naturais. A trilha sonora deste documentário possui grande importância, pois o
desenrolar tem a velocidade e o tom ditados por ela. Não existem diálogos e
também não são feitas narrações durante todo o documentário. Os filmes levam a
refletir sobre os aspectos da vida moderna que nos fazem viver sem harmonia com
a natureza, bem como a pressão exercida pelas inovações tecnológicas que tornam
o cotidiano cada vez mais rápido.
Direção: Godfrey Reggio
Ano: 1983 / 1988 / 2002
Ano: 1983 / 1988 / 2002
Koyaanisqatsi:Vida Fora de Equilíbrio (Koyaanisqatsi: Life out of Balance) 1983
"Koyaanisqatsi" lida com aspectos da indústria tecnológica hipercinética do Hemisfério Norte. A palavra "Koyaanisqatsi" tem origem na língua Hopi e significa "vida louca, vida em turbulência, a vida fora de equilíbrio, a vida desintegrando, um estado de vida que apela para uma outra forma de vida".
Powaqqatsi:Vida em Transformação (Powaqqatsi: Life in Transformation) 1988
"Powaqqatsi" já tem um cunho bem mais sociológico, lida com culturas de moralidade, de tradição e da existência artesanal - culturas da simplicidade no hemisfério sul e países asiáticos. Neste Reggio viajou pelo mundo - inclusive no Brasil, com locações em Serra Pelada e São Paulo - para mostrar como países do Terceiro Mundo são explorados pelos poderosos. O filme é de um colorido impressionante, com imagens de grande força, novamente associadas à música envolvente de Philip Glass.
Naqoyqatsi:Vida como Guerra (Naqoyqatsi: Life as war) 2002
"Naqoyqatsi" completa a trilogia com a grandiosidade de abordar o planeta como um todo, conectado, globalizado, mergulhado na tecnologia que encurta distâncias e acelera processos de destruição devido ao mal uso da tecnologia. "Naqoyqatsi vem da língua Hopi e quer dizer "a vida como uma guerra" ou "a guerra como um meio de vida".
"Koyaanisqatsi" lida com aspectos da indústria tecnológica hipercinética do Hemisfério Norte. A palavra "Koyaanisqatsi" tem origem na língua Hopi e significa "vida louca, vida em turbulência, a vida fora de equilíbrio, a vida desintegrando, um estado de vida que apela para uma outra forma de vida".
Powaqqatsi:Vida em Transformação (Powaqqatsi: Life in Transformation) 1988
"Powaqqatsi" já tem um cunho bem mais sociológico, lida com culturas de moralidade, de tradição e da existência artesanal - culturas da simplicidade no hemisfério sul e países asiáticos. Neste Reggio viajou pelo mundo - inclusive no Brasil, com locações em Serra Pelada e São Paulo - para mostrar como países do Terceiro Mundo são explorados pelos poderosos. O filme é de um colorido impressionante, com imagens de grande força, novamente associadas à música envolvente de Philip Glass.
Naqoyqatsi:Vida como Guerra (Naqoyqatsi: Life as war) 2002
"Naqoyqatsi" completa a trilogia com a grandiosidade de abordar o planeta como um todo, conectado, globalizado, mergulhado na tecnologia que encurta distâncias e acelera processos de destruição devido ao mal uso da tecnologia. "Naqoyqatsi vem da língua Hopi e quer dizer "a vida como uma guerra" ou "a guerra como um meio de vida".
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